terça-feira, 10 de junho de 2014

Primeiros documentos

    Conforme prometido, vamos contar nossa experiência de como foi para tirarmos os primeiros documentos.

   Já havíamos pesquisado e visto que os documentos para quem chega são o NAS (Número d'Assistance Social) e a Carte d'Assurance Maladie. Como muitos já sabem, são documentos importantes que devem ser providenciados o mais rápido possível, o Nas pq é como se fosse o CPF, um número que vc vai ter para sempre e que será solicitado pra tudo (trabalho, comprar celular etc), para solicitá-lo basta ir no endereço que consta nesse site (http://www.servicecanada.gc.ca/fra/ausujet/rapports/nas/demander.shtml) com o passaporte e a carta da confirmação de residência permanente. Num demorou nem 15 minutos e já saímos com nossos NAS, Super rápido, o atendente super simpático e com o francês claro.

    De lá fomos solicitar Carte d'assurance Maladie, dica: façam como fizemos, primeiro o Nas, pois no local da Assurance Maladie já vão solicitar o número do seu Nas. Informações no site http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/Pages/accueil.aspx.

    A impressão que tivemos foi que aqui as pessoas estão dispostas a fazerem o negócio funcionar, não é aquela coisa de Brasil que vc vai duzentas vezes no mesmo lugar para conseguir alguma coisa, aqui pelo contrário, tudo muito rápido, prático e as informações muito claras.

10 comentários:

  1. Olá! Parabéns! Vejo que tudo está indo bem, que legal! Fico muito feliz! Desejo sempre muita felicidade e sucesso em tudo para vocês!
    Abraços,
    Jonas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninos!!!

    encontrei agora o blog de vocês, eu e minha esposa estamos correndo atras das coisas, estamos no inicio ainda. Na espera pelo Express Entry/2015.

    Estamos agora loucas para encontrar outras pessoas que moram aqui em Brasília que estão no processo ou se preparando para entrar em breve como nós! queremos muito fazer amizade e trocar experiencias e ansiedades.

    Conhecem alguém que poderiam indicar??

    Abraços!

    https://coxinharesfriada.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sejam bem-vindas! Então, como somos antigos de processo, do conhecemos pessoas que estão a frente da gente, ou seja, aqui a muito mais tempo, não conhecemos ninguém que ta começando! Mas qq dúvida perguntem-nos, se puder será um prazer ajudar! Abrs

      Excluir
  3. Prezados Paulo e Tom, O NAS vocês disseram que sai na hora e quanto ao Assurance Maladie, sai também no mesmo dia? Obrigado e abraços, Denis.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denis, não! O Assurance Maladie chega em casa e no nosso caso só chegou depois de três meses, geralmente chega com dois meses e meio
    Abrs

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resposta. Outra coisa, acabamos de fazer nossos exames médicos e creio que não vai demorar muito até nos pedirem os passaportes. Porém, só poderemos ir em 2016. Ano que vem nós teremos de ir à Montréal para entrarmos no país como imigrantes, pois temos um ano após a emissão dos vistos. A pergunta que faço é a seguinte: Minha irmã mora em Montréal e nós iremos morar lá tb, vocês acham que vale a pena solicitar todos os documentos que precisaremos para morar aí e mandar entregar tudo na casa dela? Ela poderá receber esses documentos? (especificamente no caso do Assurance Maladie) Já que só vamos em 2016, isso tudo já poderia estar pronto quando chegarmos de mudança. O que vocês acham? O blog de vocês nos ajudou muito durante algumas fases do nosso processo e foi muito esclarecedor também! Belíssimo trabalho de vocês! Obrigado mais uma vez e desculpe pelo texto enoooooorme! Abs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dênis, primeiro ficamos muito felizes em estar ajudando, passamos por essas fases e sabemos como e complicado!
    Então, vc pode solicitar os documentos e dar o endereço dela pra entrega sim! O NAS e só o número e não chega nada em ksa, o AM como falei chega em até três meses e a carte de resident tb chega em ksa, mas tudo pelo "correio" normal, ou seja, não precisa ter ninguém pra receber! Agora, lembro q exigiram o nosso bail (contrato) pra provar, acho que é bom sua irmã fazer uma carta a mao msm dizendo q vc mora com ela e se ela morar de aluguel, juntar o bail dela tb, pq nós precisamos fazer isso!
    Abrs

    ResponderExcluir
  7. Obrigado mais uma vez pela resposta esclarecedora... E quando estivermos com dúvidas, vamos incomodar vcs um pouquinho mais ok? Abs.

    ResponderExcluir