quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Primeiro emprego





  
    A pedido de um amigo, vamos falar um pouco sobre como foi nossa experiencia para arrumar o primeiro emprego. Tivemos um pouco de sorte mas tambem fizemos nossa parte, chegamos aqui dia 1 de junho e o Tom comecou a trabalhar dia 04/06 e eu dia 13/06.

    Para o Tom foi um pouco de sorte, pois para quem nao sabe, ele é coiffeur. Quando alugamos o apartamento para passarmos o primeiro mes, ainda do Brasil,  o proprietario, super gente boa, me perguntou em que area trabalhavamos, eu disse q o Tom era coiffeur e bingo, ele tambem é e tem um salao que estava precisando muito de alguem, dai quando chegamos o Tom conversou com ele e 3 dias depois comecou a trabalhar.

   No meu caso, eu sou da area de TI e aqui em quebec chove vagas nessa area, porem exigem muita experiencia tecnica, coisa que eu nao tenho, pois bem, quando viemos, diferente de 90% dos brasileiros, ja tinhamos a ideia de trabalhar em qualquer coisa, digo qualquer coisa mesmo, achamos muito importante nos integrarmos no mercado, seja ele qual for, o importante é que estariamos vivendo a realidade deles e falando e ouvindo frances, porem vale lembrar que isso nao e facil, eu que sempre trabalhei em orgao publico, sentadinho, de social e de segunda a sexta, passar a trabalhar em pe, final de semana e as vezes ate de madrugada, mas enfim, isso e imigracao, dai comecei a mandar curriculo pra tudo que era vaga que eu via e dai fui chamado pra entrevista num restaurante e mesmo capengando no frances(porque quando chegamos aqui nao entendemos absolutamente nada que eles falam e nem falamos bem, por falta de auto-confianca), passei, claro que veio mil coisas na minha cabeca, nunca trabalhei em cozinha de restaurante,  encarei pois o meu foco era que ia entrar grana e estaria trabalhando. Comecei, foi super tranquilo, eu super desajeitado, mas eles (quebecois) o tempo inteiro muito pacientes comigo e foi assim. Nao satisfeito e querendo ganhar um pouco mais, continuei procurando, encontrei um de camareiro num hotel e consegui conciliar os dois, foi beeeeeeem cansativo, pois era durante o dia no hotel e a noite no restaurante, mas foi muito bom tambem porque no hotel tambem treinava meu ingles. Dois meses depois, fui chamado para uma entrevista no Hospital universitario, na area administrativa, passei e estou la ate hoje, mas para complementar e sem ficar muito cansativo, ainda trabalho no restaurante na sexta a noite e sabado de manha e o Tom  continua no salao ate hoje tambem.

    Nossa experiencia de tudo isso, vimos como foi importante nao termos frescura e trabalhar com qualquer coisa, como nosso frances evoluiu e evolui a cada dia e como conseguimos nos integrar em tao pouco tempo, como falei, infelizmente a grande maioria dos brasileiros que vem nao estao dispostos a trabalhar em servicos mais pesados, eu acho que isso so atrapalha, pq ou voce tras muita grana pra sobreviver um bom tempo sem trabalho, ou voce fica, como alguns que ja conhecemos aqui e que ja estao aqui a um ano e ate hoje nao conseguiram o primeiro emprego. Enfim, cada um com suas conviccoes e a gente com as nossas.

 Au revoir

2 comentários:

  1. Nossa, qta coisa emtão pouco tempo. Muitos parabéns pela determinação e força de vontade!
    Muito mais sucesso pra vcs. Abração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos e obrigado por participar do blog! =)

    ResponderExcluir